Publicado em Opinião

Pequeno apontamento sobre Linguagem e Ideologia ou Como uma redação no Enem incomoda tanta gente?

Apesar da sociedade brasileira caminhar cada vez mais rumo a um utilitarismo sem fim – e quando digo, sem fim, digo também sem finalidade, propósito – os últimos dias na internet provam o quanto nós ainda dependemos de conhecimentos que não considerados “úteis”.

Meu texto pretende ser curto, apenas a título de esclarecimento. Roland Barthes, José Luiz Fiorin e outros linguistas e estudiosos têm textos brilhantes sobre como a linguagem é carregada de ideologia.

Não há fuga: dizer é se posicionar. Portanto, as aulas de português, literatura e redação não podem ser excluídas ou reduzidas no currículo escolar sem prejudicar o pensamento crítico dos estudantes.

Não há como negar que o estudo da literatura do século XIX esclarece a posição da mulher, do negro e do aristocrata, embora a literatura ainda seja vista por alunos (e professores) como um estudo “sem utilidade”.

Se lessem as tirinhas de Mafalda além do pretexto da análise sintática, veriam que uma menina não deveria ser capaz de afrontar tanto o mundo rígido dos adultos.

Se escrevessem para alguém além da persona corretora e das personas das redes sociais; se discutissem temas polêmicos para entender a polêmica,  e não simplesmente para selecionar clichês como tópico frasal, saberiam, então que uma redação sobre violência contra a mulher é uma prova de que dizer, escrever e falar ainda incomoda muita gente. Mas dessa vez, os incomodados não poderão se mudar, ou melhor: ficarem mudos.

Como diria Roland Barthes: “A língua é fascista!”

#VamosContinuarFalando #VamosContinuarEscrevendo #IncomodadosNãoPodemFicarMudos

Autor:

Algumas paixões e muitas palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s