Publicado em Ler

Questão comentada do ITA: “Dom Casmurro”

O Ita é o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER), especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.

Também tem questão de Literatura para fazer engenharia no ITA!!! E aqui vai uma questão comentada de Literatura, sobre Dom Casmurro. Em breve, farei um post especial sobre o romance. Por enquanto, tenta responder essa aqui:

Questão 37. O texto abaixo é o início da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Uma noite dessas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

[…] No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou.

[…] Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo.

Considere as afirmações abaixo referentes ao trecho, articuladas ao romance:

I- O narrador já apresenta seu estilo irônico de narrar.

II- O narrador assume uma alcunha que o caracteriza ao longo do enredo.

III- Os eventos narrados no trecho inicial desencadeiam o conflito central da obra.

IV- O título Dom Casmurro não caracteriza adequadamente o personagem Bentinho.

Estão corretas apenas

A (  ) I e II.         B (  ) I e III.           C (  ) II e III.          D (  ) II e IV.         E (  ) III e IV.

E aí??? O que você acha???

…………………………………..

Comentários:

A opção correta é a A, que considera as afirmativas I e II corretas: “O narrador já apresenta seu estilo irônico de narrar” quando dá sugestões ao leitor (“não consultes dicionário”) e a ofensa ressentida do vizinho é a alcunha que assume no título ao longo do livro: “dom casmurro”.

As afirmativas III e IV não são adequadas, pois quem conhece o enredo de Dom Casmurro sabe que o encontro com o poeta no bonde é apenas a justificativa do título, que, antes do acontecido, seria “história dos subúrbios”. Além disso, a alcunha cabe perfeitamente ao personagem Bentinho: retraído, triste, turrão e obstinado.

 Beijos!!! Até a próxima!!! 🙂

Autor:

Algumas paixões e muitas palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s