Oi, gente!
Hoje eu vou comentar com vocês duas questões do ENEM.
Essas foram questões do ENEM 2009, caderno azul, 2º dia de prova. O modelo atual da prova Enem começou a ser aplicado nesse ano. Os conteúdos de Língua Estrangeira, Literatura, Gramática, Interpretação de Textos e até de Educação Física ficam divididos na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias em 45 questões e uma redação.
Percebe-se que a prova não pede a classificação das orações, não exige que o aluno decore conceitos; no entanto, para responder às questões, o estudante que não entender a função de orações subordinadas adverbiais condicionais e temporais, poderá se confundir na primeira questão.
Textos para as questões 96 e 97
Questão 96
Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem
a) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos
b) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
c) o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
d) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
e) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.
Questão 97
O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,
a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.
b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.
c) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A.
d) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.
e) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.
Comentários:
Questão 96
O envolvimento do leitor se dá através dos pronomes pessoais referentes à 2ª pessoa (“você”) e o “sua”, referente ao você.
Perceba que no enunciado, pede-se “os principais recursos”. Logo, os títulos expressivos, o telefone gratuito para contato e o uso da repetição podem até colaborar para chamar a atenção do leitor. Mas o “envolvimento e adesão” só pode se dar se ele for chamado para o texto, o que só acontece com o pronome de tratamento “você”, o possessivo “sua” e o modo imperativo, modo de interlocução por excelência. Logo, a resposta correta é a C.
O uso de orações subordinadas condicionais e temporais só serve para modalizar as informações, dizer quando ou em que situações as coisas podem ocorrer.
Questão 97
Na questão 97, o estudante deveria ficar atento ao fato de que o texto do Ministério da Saúde deveria ser informativo e orientador da população. Em nenhum momento do texto, há “alerta” para risco de morte, citação de “pandemia” ou “exames de detecção”.
O texto é dividido em duas partes: uma que lista os sintomas e orienta a ligar para um disque epidemiologia e a outra que ensina a prevenção. Logo, a resposta mais adequada era D.